quinta-feira, 16 de maio de 2013

Taxonomia de Podcasts

      Os podcasts foram alvo de grande adesão dos estudantes pela sua facilidade de produção e publicação online. O conceito remonta a 2004 como um ficheiro áudio digital, em que o utilizador pode ser o criador também. Hoje, os podcasts também podem ser acompanhados por imagens(enhanced podcasts) ou vídeo(vodcast ou vidcast). Podem ser acedidos em qualquer momento, em qualquer lugar desde que já estejam disponibilizados na web.

     Os podcasts podem ser utilizados como material educativo, como ajuda ao processo de aprendizagem, levando alguns autores a refletir sobre a utilidade e a necessidade de uma taxonomia que permita agrupar, classificar, distinguir estes ficheiros. Carvalho & Aguiar(2008) propõe uma taxonomia que se divide em três tipos: expositivo/informativo, feedback/comentários e instruções/orientações. O primeiro é constituído pelos ficheiros  que apenas expõe/contém informação de natureza variada. O segundo feedback/comentários , são podcasts em forma de comentários críticos a trabalhos que num contexto educativo deverão ser comentários construtivos. Por útlimo o tipo de podcast instruções/orientações são indicações de como fazer determinadas tarefas ou executar trabalho prático entre outros. Ainda nesta taxonomia, a meu ver bastante bem concebida, Carvalho & Aguiar tem os tipos de formato dos podcasts(Áudio, enhanced podcast, vodcast e screencast), a duração: menos de 5 minutos(curto), entre 5 minutos e 15 minutos(moderado) e mais de 15 minutos(longo). Também é possível classificar os podcasts quanto ao autor(professor, aluno ou outro), ao estilo (formal ou informal) e quanto à sua finalidade(informar, analisar, resumir, etc).

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