quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comunidades Online




            As comunidades online são constituídas por pessoas com interesses em comum, na Internet, sem contacto físico. Para o bom funcionamento de uma comunidade  e coerência da mesma são necessários três requisitos: empenhamento mútuo, empreendimento partilhado e reportório partilhado. Segundo Rheingold(2000) citado por Carvalho & Gomes(2012) as comunidades online são agregados sociais que surgem na rede, quando os intervenientes de um debate lhe dão continuidade e formam entre si relações pessoais no ciberespaço.

     Comunidades online em contextos formais: Segundo Paloff e Prat(2012) citado por Carvalho & Gomes(2012), para fazer emergir uma comunidade são necessários os seguintes passos: “definir claramente a proposta do grupo; criar um local diferenciado para o grupo; (…) permitir que os participantes resolvam as suas próprias discussões” (p.48). É necessário também perceber que em contextos formais a afectividade tem um lugar muito importante, sendo necessário criar empatia e afinidade entre os seus membros.

     Comunidades online em contextos informais: Como exemplo de comunidades online em contextos informais temos os jogos online ou Massively Multiplayer Online Games(MMOG). Este tipo de comunidade têm várias interações disponíveis, que resultam também mas não só,  da necessidade de colaboração entre jogadores para que se consigam os resultados desejados. Os jogadores online dentro do jogo têm de “considerar o conhecimento como uma entidade partilhada, sendo impossível estar nas mãos de um único indivíduo .” (Turvey, 2006 citado em Carvalho& Gomes 2012). 

Sem comentários:

Enviar um comentário